Livro de regras escrito por pe. Médaille
Assinatura do pe. Médaille
João Pedro Médaille nasceu em Carcassonne, França, em 6 de outubro de 1610 e foi educado no Colégio Jesuíta de lá. Entrou na Sociedade de Jesus em Toulouse pouco antes de seu aniversário de 16 anos e foi ordenado em 1637. Ele passou a servir em uma sucessão de serviços administrativos na Sociedade que utilizavam seus consideráveis dons intelectuais.
Pe Médaille também foi um diretor espiritual talentoso e um excelente pregador. Em 1645, ele foi designado para pregar missões paroquiais. Foi durante essas viagens missionárias que ele encontrou várias jovens solteiras e viúvas que lhe confidenciaram o desejo de consagrar suas vidas a Deus e o serviço das pessoas necessitadas enquanto viviam no mundo.
Em Le Puy-en-Velay, o albergue de São José para órfãos e viúvas estava sob a autoridade do bispo Henri de Maupas. Ele tinha sido amigo dos santos Vicente de Paulo e Francisco de Sales. Ambos haviam fundado congregações de mulheres envolvidas em obras apostólicas fora do claustro (uma exigência para as religiosas da época). O Padre Médaille falou com o bispo sobre o seu Pequeno Projeto para as mulheres que desejavam combinar a santidade da vida com a atividade apostólica, e o bispo respondeu favoravelmente.
Dom Henrique de Maupas entregou a administração do albergue de Le Puy às seis mulheres que formaram o núcleo da nova congregação de São José. Em 15 de outubro de 1650, o bispo de Maupas deu a elas a aprovação oficial como congregação religiosa.
O legado do Padre Médaille às Irmãs de São José inclui Constituições e também um tratado espiritual chamado Máximas de Perfeição, Máximas do Pequeno Instituto e uma carta a uma das primeiras Irmãs que propõe a Eucaristia como modelo para a congregação. Estes textos continuam a guiar a vida das Irmãs de São José.
Muito obrigado às Irmãs de São José de Toronto, Canadá, por suas contribuições a esta história da Congregação
Igreja do Colégio, onde o
Pe. Médaille celebrou missa
Púlpito onde Pe. Médaille pregou
Reitoria jesuíta onde Pe. Médaille ficou quando visitou Le Puy