A Universidade Mount Saint Mary - Los Angeles comprou a casa natal de Madre São João Fontbonne, localizada na pequena cidade francesa de Bas-en-Basset, no rio Loire. A casa serve como um espaço acolhedor para os peregrinos, um local de estudo para professores e estudantes e um destino para membros da comunidade MSMU que procuram um tipo diferente de experiência francesa.
A casa foi comprada logo após a peregrinação da Universidade em 2018 a Le Puy e várias pequenas cidades importantes para a vida de Madre São João Fontbonne. A presidente da universidade, Ann McElaney-Johnson, e Grace Kadner Wickersham, presidente do Comitê de Finanças da MSMU, notaram uma placa de venda na janela da casa e fizeram perguntas com um corretor de imóveis local - com a ajuda do guia turístico Patrick Fargier, que tinha experiência em imóveis. A casa havia sido reformada recentemente, então bastava uma rápida pintura e alguns móveis.
A partir do outono de 2019, os professores usaram o espaço para pesquisas. A Universidade também espera oferecer oportunidades de estudo no exterior para os estudantes visitarem a casa e mergulharem na experiência do espírito dos fundadores, de acordo com um artigo em Mount Magazine.
O Instituto CSJ da MSMU planeja trabalhar com outros grupos de peregrinação de instituições patrocinadas pela CSJ, para que a comunidade religiosa maior possa entrar em casa e refletir mais profundamente sobre a vida, o legado e a coragem de Fontbonne. O Center for Global Initiaties, dirigido por Lia Roberts, também estará envolvido no planejamento de programas em "Bas".
"Esta casa está de volta à família", declarou McElaney-Johnson em uma cerimônia de bênção realizada em 26 de junho de 2019. “Madre São João Fontbonne é a pedra angular da fundação de nossa história. Conhecendo-a, entendemos melhor a vida e o amor das irmãs que a seguiram."
Leia mais sobre a Cerimônia de Bênção