Local de nascimento de Madre São João Fontbonne em Bas-en-Basset
Sepultura da Madre São João Fontbonne
Nascida Jeanne Fontbonne, Madre São João foi educada pelas Irmãs de St. Joseph em Bas-en-Basset e mais tarde em um internato na vizinha Le Puy. Desde muito cedo, Jeanne foi reconhecida por suas habilidades de liderança e, aos 26 anos, tornou-se a superiora local em sua primeira comunidade em Monistrol. Durante a Revolução Francesa, ela e muitas outras Irmãs de São José se recusaram a assinar o Juramento da Constituição Civil do Clero em 1790 - que exigia que todas as pessoas religiosas fizessem um juramento de lealdade ao Estado na tentativa de reorganizar a Igreja Católica na França. A comunidade foi forçada a se dispersar; vários de seus membros morreram por sua fé. Jeanne foi capturada e presa, mas escapou da execução apenas pela queda de Robespierre no dia anterior à sua execução.
Durante a Revolução, a casa de Fontbonne em Bas-en-Basset desempenhou um papel importante ao abrigar muitos homens e mulheres religiosos, incluindo Jeanne e sua irmã, Marie, também Irmã de St. Joseph com o nome de Ir. Terese. Depois que Jeanne foi libertada da prisão, ela e Marie retornaram a esta casa e cuidaram de seus pais idosos. No entanto, esse não é o fim de sua história.
Em 1807, o bispo local pediu a Jeanne que restabelecesse a congregação das ISJ em Saint Etienne. Dez anos depois, a congregação se estabeleceu em Lyon.
Rua em Monistrol dedicada a Madre St. John Fontbonne