Sr. Nadia Boudon-Lashermes
Em 2010-2011, Ir. Odile Gaillard e o Conselho do Instituto pediu-me para assumir a responsabilidade pelos Arquivos de Le Puy-en-Velay , com a tarefa de reconsiderar sua organização uma vez terminado o trabalho maior.
Enfocava dois aspectos:
Usando a tecnologia atual, pensamos em instalar uma Cenografia para facilitar que os visitantes conheçam nossa história e para dar-lhes oportunidade de fazer a sua experiência.
Com Irmã Catherine Louis e Irmã Thérèse Chantal Charras, trabalhamos durante 2 anos (2012 a 2014) no desenvolvimento deste projeto. Estava claro para nós que era necessário apresentar uma intuição e seu desenvolvimento ao longo do tempo; uma intuição que suportou a passagem do tempo através de suas turbulências.
Apresentamos uma sequência baseada no tempo, com 3 eixos:
Este curso de eventos está “tecido” no Evangelho de Lucas e na “Carta Eucarística”.
Nós usamos “acontecimentos cronológicos”, com precisão:
Foi por esta razão que contatamos o Sr. Fortunier da Empresa “Museofone” em Saint Étienne, para implementar o trabalho. O projeto “permite à pessoa ver e ouvir”, isto é, à medida em que os visitantes viajam pela linha do tempo, são convidados a parar e escutar as passagens do Evangelho de Lucas e da Carta Eucarística. Para entrar totalmente nesta história, uma música suave enche a sala principal permitindo que a pessoa internalize o que vai descobrindo.
O outro aspecto importante que Ir. Edna McKeever (Irmã arquivista dos EUA) enfatizou é a preservação de certas peças da coleção, especialmente fotos e documentos antigos. Fizemos contato com vários estúdios de projetistas:
O projeto levou mais tempo do que se esperava. Mas seu trabalho está pronto, hoje, graças à doação generosa do Anna-Maria Moggio Foundation e do investimento do Instituto das Irmãs de São José; nossa gratidão aos esforços de todas aquelas pessoas que trabalharam para tornar este espaço um lugar de memória, aonde podemos tirar elementos essenciais para construir nosso futuro.
A Fundação Anna-Maria Moggio foi criada em 2006 em memória da falecida
Dra. Anna-Maria Moggio, cujo amor e devoção às artes, educação, humanidades,
bolsa de estudos e o bem-estar das crianças foi expresso em suas ações como fiel
filha da Santa Igreja Católica Romana. A generosidade da Dra. Moggio e
liderança inspirou outros a continuar seu trabalho filantrópico. A Fundação
dedica-se a continuar o princípio fundamental com o qual a Dra. Moggio viveu
sua vida - Deus intra nos movet - (Deus está trabalhando dentro de nós) sob a direção de Joseph T. Rogers, presidente e administrador. A Dra. Moggio faleceu em julho de 2005 em Worcester, Massachusetts, após uma breve doença.