Programas 2017

Planejamos um maravilhoso ano para você! Leia as ofertas que preparamos… temos certeza que terá um que lhe chamou a atenção! Temos três retiros orientados, vários programas e peregrinações… todos incluem visitas a lugares de grande significado para nós, Irmãs de São José. O "Centro da História Viva das Irmãs de São José", aqui no Puy, agora está aberto. Será uma experiência que a interessará, bem como você terá informações e inspirações. É uma experiência muito rica! Comece a planejar sua viagem ainda hoje!

Nossa lista de preços lhe dá a oportunidade de decidir o que é melhor para o seu orçamento. A taxa inicial reflete o custo mínimo do programa. Uma contribuição maior ajuda a pagar os custos operacionais, e nos permite ajudar pessoas que não têm os meios para participar de um programa.

O Centro tem equipamento de tradução que permite, quando necessário, traduções simultâneas em várias línguas.

Será uma alegria recebê-la(o) em 2017!

Até breve!

Eluiza e Line

No Centro da História Viva das irmãs de São José


"Aprofundando nossos Corações Universais"

Inicia no sábado, 04 de junho, às 18h e termina na quarta-feira, 14 de junho, após o café

Este programa convida os participantes a aprofundar seu conhecimento e compreensão do carisma e da espiritualidade das Irmãs de São José, numa época de grandes conflitos e questionamentos das estruturas institucionais nos negócios, nos governos, na igreja e na sociedade.

Estamos num tempo de grande evolução e mudança que exige abertura e compromisso para informar-nos e formar-nos, a fim de fazer o trabalho que precisa ser feito no mundo de Deus, no século XXI. Esperamos que cada participante se conscientize e se engage mais e conheça o desenvolvimento na ciência e na teologia que poderão ajudar-nos a entender o significado profundo e os desafios que estão diante de nós, como Irmãs de São José do mundo. O fato de trazer Irmãs de SJ dos muitos países onde nossas Irmãs trabalham, significa 'ampliar, alargar e aprofundar' nossos corações, a ser para 'TODAS' – as criaturas e a criação de Deus.

"Ter um coração universal não é opção para as Irmãs de São José. É quem nós somos." (Carol Zinn, ISJ Filadélfia, EUA)

Nós vamos pesquisar, refletir, questionar e partilhar o que significa ter um 'coração universal', no século XXI. A vida Trinitária nos oferece um modelo de como estar em relação com e em Deus, com o querido próximo e conosco mesmos. NÓS vamos começar o programa entrando no coração da Trindade e enfocando nossa espiritualidade que nos chama a viver em relação com TODOS… não é algo a aprender, porque nós já estamos 'no coração de Deus, mas, certamente, vamos aprofundar'. Queremos nutrir o 'desejo' de viver nossas vidas no coração de Deus. Viver com um 'coração universal' é nosso modo de aprofundar a vida Trinitária.

Outro elemento do programa: As participantes prepararão, com antecedência, uma 'imagem' (ícone) do(a) 'fundador(a)' de sua Congregação/Província/Região. Cada participante terá de 10-15 minutos para falar de seu/sua fundador(a). Estes ícones criarão um panorama de 'mulheres Josefinas' que semearam a história da família!

Haverá tempo para partilhar histórias, cantos e danças de suas culturas durante os encontros da noite. Haverá oportunidade para oração pessoal e em grupo, liturgia, diário, peregrinações a locais da fundação, e bio-dança que nos ajudará a dar expressão a nossas experiências.

Os dez dias passarão bem depressa! Venham e juntem-se na 'dança da Trindade' como Irmãs de São José!

Apresentadoras: Janet Gagnon, CSJ (Lyon, Província dos EUA) e Gloria Phillip, CSJ (Argentina), ambas ex-superioras gerais, darão uma perspectiva global do norte e do sul.

Contribuição Sugerida: 650 a 750 Euros

INSCREVA-SE até 07 de maio de 2017

FICHA DE INSCRIÇÃO


O CORAÇÃO DE UMA MÃE, A VIDA DE UMA SANTA MULHER

Inicia no domingo, 18 de junho, às 18h e termina no domingo, 25 de junho

Um retiro de sete dias para Irmãs e Leigos/as (LLPPs) seguindo a vida e a missão de Madre Saint Jean Fontbonne, na atribulada França dos séculos XVIII e XIX. Cada dia terá tempos de aprendizagem, de escuta, de contemplação e de partilha nos lugares geográficos onde MSJF morou e estabeleceu a Congregação.

Le Puy, Monistrol, Bas-en-Basset, Saint Didier, Saint Etienne, Lyon farão parte dos 'espaços e lugares' onde tomaremos tempo para oração e reflexão sobre Madre Saint Jean Fontbonne e suas filhas. É uma história repleta do amor de Deus e do 'querido próximo'. Venha… dedique tempo com MSJF… sua vida foi um contínuo movimento para Deus e uma resposta ao desejo de Deus para ela e a Congregação… ela poderia abandonar seu hábito para cuidar dos doentes, viver sua vocação como prisioneira, mas não cederia nos princípios! MSJ foi pessoa de assumir riscos, sua vida reflete esta realidade. Suas Irmãs diziam que elas gostavam demais de ouvi-la.

"Nós tentávamos chegar tão perto quanto podíamos de MSJ para ouvi-la falar. Ela não deixou nenhum escrito, porque estava sempre ocupada com a organização das comunidades; porém, quando ela falava às suas Irmãs, todas a escutavam."

Venha bem perto… para escutar Madre Saint Jean…!

Irmã Janet Gagnon, CSJ, da Congregação de Lyon (Província de Maine), orientará o retiro. Janet foi Formadora, Provincial da Província de Maine e, também, Superiora Geral da Congregação, em Lyon. Ela continua envolvida a nível internacional através do Centro Internacional.

Contribuição Sugerida: 600 a 700 Euros

INSCRIÇÕES até 22 de Maio de 2017

FICHA DE INSCRIÇÃO


SOLO SAGRADO: UMA PEREGRINAÇÃO DO CORAÇÃO: RETIRO ORIENTADO no coração da Fundação de nossa CSJ

Inicia na sexta-feira, 30 de junho, às 18h com o Jantar e termina às 11h, 07 de julho, sexta-feira

Uma peregrinação é uma caminhada a um lugar onde Deus se manifestou. Santo Inácio de Loiola nos incentiva a voltar aos lugares de graça e consolação, a abrir-nos a uma nova graça. Quando fazemos uma peregrinação, nem sempre recebemos o que buscamos, mas sempre recebemos o que precisamos.

Puy foi um solo sagrado, mesmo antes de nossas Irmãs se reunirem, abençoado pelos locais de romaria e oração e pela Terra em si mesma. Nós nos reuniremos, cada manhã, para uma oração orientada sobre nossa história de origem e a espiritualidade, e para tempo de silêncio. Todas as tardes, como peregrinas, caminharemos até locais sagrados no Puy: a Catedral de Notre Dame, o Rochedo São Miguel, a Igreja do Colégio, bem como, a nossa primeira cozinha, a praça do Mercado e o centro das rendas. Nossas guias, nestas caminhadas, serão Kitty e sua amiga Joan Lescinski, que conduziu muitas peregrinações ao Puy e que é profundamente enamorada da história e espiritualidade deste querido lugar. Nós também faremos uma viagem, de um dia, a Lyon para visitar os arquivos e a Sala da Herança. Em cada lugar, teremos tempo para andar, refletir e fazer o diário.

Puy tem sido, desde longos anos, o local de início para o Caminho, a peregrinação a São Tiago de Compostella. Aquelas que quiserem podem se reunir e ver o filme O Caminho, como reflexão, à noite.

Apresentadora: Kitty Hanley, CSJ

Kitty é Irmã de São José de Carondelet, Albania, Província de Nova York. Ela viajou ao Puy com vários grupos e orienta retiros e palestras às Congregações nos Estados Unidos e Canadá.

Contribuição Sugerida: 600 a 700 Euros

INSCRIÇÕES até 01 de junho de 2017

FICHA DE INSCRIÇÃO


Contemplando e Vivendo a Carta Eucarística
no Mundo de Hoje

Inicia na Quarta-feira, 09 de agosto, às 18h, com o jantar, e termina na 4ª feira, 16 de agosto, após o Café.

"Será uma maravilhosa oportunidade de fazer uma experiência do cerne dos ensinamentos de Padre Médaille como os encontramos na Carta Eucarística. Este é, verdadeiramente, um documento tão relevante para a vida, hoje." (Mais informações serão dadas em breve.)

Apresentadora: Ir. Monica Hartnett, Irmã de São José de Annecy. Ela tem uma vasta experiência internacional na apresentação do carisma da CSJ, a Irmãs e leigos. É apaixonada pela difusão do carisma. Mora em Londres, Reino Unido, e veio ao Puy, muitas vezes, com diferentes grupos.

Contribuição Sugerida: 550 a 650 Euros.

INSCRIÇÕES até 09 de julho de 2017

FICHA DE INSCRIÇÃO


Unidade Radical: Um Pequeno Projeto no Grande Projeto de Deus

Inicia na terça-feira, 29 de agosto, às 18h, com o Jantar e termina na 4ª feira, 06 de setembro, após o Café

Una-se a nós para um retiro dirigido, onde refletiremos e rezaremos sobre o privilégio e o apelo a viver o carisma e a espiritualidade das Irmãs de São José, reivindicando sua força encarnada num mundo faminto de um grande amor. Este retiro acontecerá no contexto de nossos lugares sagrados do Puy e de Lyon. (Mais informações serão dadas.)

Janet Mock, CSJ, é Irmã de São José de Baden, PA, nos EUA. Ela trabalhou na educação, formação, liderança da Congregação, pastoral fora da comunidade e na Conferência de Formação das Religiosas e na Conferência da Liderança das Mulheres Religiosas, nos EUA. Janet está envolvida, atualmente, como facilitadora e em retiros, e mora em Aliquippa, PA.

Contribuição Sugerida: 650 a 750 Euros.

INSCRIÇÕES até 01 de agosto de 2017

FICHA DE INSCRIÇÃO


A EFICIÊNCIA DA MISSÃO: O Carisma Vivo nos Ministérios da CSJ

Inicia no sábado, 23 de setembro, às 17h, e termina no sábado, 30 de setembro, após o Café.

Este programa oferece uma peregrinação para colaboradores leigos na missão, provendo uma experiência de imersão no espírito original e na dimensão mundial da tradição do carisma e da espiritualidade das Irmãs de São José. Se você colabora em um dos ministérios fundados pelas Irmãs de São José, como administrador, funcionário, membro de equipe ou apoiador, este programa é para você! Venha aprofundar seus conhecimentos, alimentar sua imaginação e fortalecer sua convicção participando num movimento de âmbito mundial que favorece a união com Deus unindo a todos em UM só. A experiência de uma semana oferece um ritmo de sessões de palestras, participação interativa, oração e visitas a locais históricos no Puy. Uma viagem, de um dia, a Lyon, também, está incluída.

Apresentadora: Irmã Dolores Clerico, Irmã de São José, PA (EUA), geralmente, provê oportunidades para aprofundar a consciência do carisma e da espiritualidade da CISJ entre as Irmãs de São José, LLPPs (Associados) e parceiros na missão. Irmã Dolores, atualmente, é Diretora do Ministério de Espiritualidade em sua congregação, na Filadélfia.

Contribuição Sugerida: 650 a 750 Euros

INSCRIÇÕES até 19 de agosto de 2017.

FICHA DE INSCRIÇÃO


PEREGRINAÇÃO A NOSSAS ORIGENS CSJ

Inicia na 2ª feira, 09 de outubro, com o Jantar, e termina após o Café, na 2ª feira, 16 de outubro

Você está buscando uma experiência de Deus mais profunda, que é, basicamente, busca de paz, alegria, amor e esperança? Por que não deixar suas ocupações diárias e unir-se a nós numa peregrinação de Irmãs de São José, LLPPs(Associados), Agregados e Parceiros no ministério?

Ao longo da semana, você visitará os lugares de origem, no Puy, como a Primeira Cozinha, os Arquivos, a Catedral, a Igreja do Colégio e a Praça do Martírio. Isto será entremeado com palestras, reflexão, partilha e oração.

Também, iremos a Bas-en-Basset, Monistrol e Saint Didier e, ainda, visitaremos lugares significativos em Lyon, a Sala da Herança, a Capela da CSJL, a Basílica de Fourvière e o Túmulo de Madre Saint Jean Fontbonne.

Esta peregrinação poderá ajudá-la a descobrir a presença ativa de Deus, como vemos em nossas primeiras Irmãs, bem como, a graça que levou Padre Médaille e o Bispo de Maupas a aceitar e promover estas primeiras mulheres e, por sua vez, guiar você a sentir a presença ativa de Deus em sua própria vida. Em solidariedade, você será capaz de identificar e aprofundar a missão e o carisma que já está vivo dentro de você.

Junte-se conosco, em outubro, para uma experiência inesquecível!

Apresentadoras:

Eluiza de Andrade, Irmã de São José de Chambéry, Província do Brasil

Line Rioux, Irmã de São José de Lyon, Winslow, Província de Maine, EUA

Contribuição Sugerida: 550 a 650 Euros


INSCRIÇÕES até 12 de setembro de 2017

FICHA DE INSCRIÇÃO


BOAS VINDAS A LE PUY PARA…

Nós também, acolhemos você(s) para Peregrinações, Visitas, Retiros, Sabáticos. Estes podem ser agendados com as pessoas interessadas ao longo do ano.

  • Peregrinações e visitas guiadas para pessoas ou grupos são oferecidas em várias línguas.
  • Retiros Particulares e direção espiritual pela equipe de diretores espirituais.
  • Dias de Reflexão e sabáticos Personalizados junto ao berço da Congregação.

​Escreva-nos: www.centre.international@wanadoo.fr

Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!

ENTRE NO SITE www.centreinternationalssj.org E FAÇA SUA INSCRIÇÃO para qualquer dos Retiros e Programas acima.

Contacte o Centro

3, chemin du Côteau 43000 AIGUILHE France

+33 (0) 4.71.05.69.52 (teléfono)
+33 (0) 4.71.05.06.24 (fax)