"Um povo sem memória é um povo sem futuro." -Aimé Césaire

A origem do projeto

Em 2010-2011, Ir. Odile Gaillard e o Conselho do Instituto pediu-me para assumir a responsabilidade pelos Arquivos de Le Puy-en-Velay , com a tarefa de reconsiderar sua organização uma vez terminado o trabalho maior.

Enfocava dois aspectos:

  • A preservação dos Arquivos e as condições para consulta dos mesmos.
  • A disposição dos Arquivos mais atraente e de fácil acesso para acolher o público.

Cenografia

Usando a tecnologia atual, pensamos em instalar uma Cenografia para facilitar que os visitantes conheçam nossa história e para dar-lhes oportunidade de fazer a sua experiência.

Com Irmã Catherine Louis e Irmã Thérèse Chantal Charras, trabalhamos durante 2 anos (2012 a 2014) no desenvolvimento deste projeto. Estava claro para nós que era necessário apresentar uma intuição e seu desenvolvimento ao longo do tempo; uma intuição que suportou a passagem do tempo através de suas turbulências.

Apresentamos uma sequência baseada no tempo, com 3 eixos:

  • Uma história geral: a história da França,
  • Uma história particular: a história da Igreja na França e
  • Uma história única: a história de nossa Fundação.

Este curso de eventos está “tecido” no Evangelho de Lucas e na “Carta Eucarística”.

Nós usamos “acontecimentos cronológicos”, com precisão:

  • O que precede a fundação, o fim das guerras religiosas e, até 1994, quando a Congregação das Irmãs de São José do Puy se funde no Instituto das Irmãs de São José.
  • Considerando o espaço disponível e o grande número de pessoas que o visitariam, tivemos que pôr limites.

Foi por esta razão que contatamos o Sr. Fortunier da Empresa “Museofone” em Saint Étienne, para implementar o trabalho. O projeto “permite à pessoa ver e ouvir”, isto é, à medida em que os visitantes viajam pela linha do tempo, são convidados a parar e escutar as passagens do Evangelho de Lucas e da Carta Eucarística. Para entrar totalmente nesta história, uma música suave enche a sala principal permitindo que a pessoa internalize o que vai descobrindo.

Preservação

O outro aspecto importante que Ir. Edna McKeever (Irmã arquivista dos EUA) enfatizou é a preservação de certas peças da coleção, especialmente fotos e documentos antigos. Fizemos contato com vários estúdios de projetistas:

  • Madame Catrin, de Lyon, restaurou as fotos principais, a disposição das pinturas, especialmente aquela dos votos, dando-lhe nova vida.
  • No Estúdio das Origens, em Bordeaux, a Senhora Sebin aconselhou-nos sobre os documentos que precisavam ser restaurados. O estúdio fez um excelente trabalho restaurando um bom número de documentos e fazendo cópias para proteger os originais.

O projeto levou mais tempo do que se esperava. Mas seu trabalho está pronto, hoje, graças à doação generosa do Sr. Rogers e do investimento do Instituto das Irmãs de São José; nossa gratidão aos esforços de todas aquelas pessoas que trabalharam para tornar este espaço um lugar de memória, aonde podemos tirar elementos essenciais para construir nosso futuro.

Contact the Centre

3, chemin du CĂ´teau 43000 AIGUILHE France

+33 (0) 4.71.05.69.52 (telephone)
+33 (0) 4.71.05.06.24 (fax)